Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



Partilhe esta Página



Vitoria de Gideão sobre os medianitas!

Vitoria de Gideão sobre os medianitas!

                                               Juízes Capitulo 7 

 

1- Então Jerubaal, que é Gideão, e todo o povo que estava com ele, levantando-se de madrugada acamparam junto à fonte de Harode; e o arraial de Midiã estava da banda do norte, perto do outeiro de Moré, no vale.

2 Disse o Senhor a Gideão: O povo que está contigo é demais para eu entregar os midianitas em sua mão; não seja caso que Israel se glorie contra mim, dizendo: Foi a minha própria mão que me livrou.

3 Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

4 Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda são muitos. Faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.

5 E Gideão fez descer o povo às águas. Então o Senhor lhe disse: Qualquer que lamber as águas com a língua, como faz o cão, a esse porás de um lado; e a todo aquele que se ajoelhar para beber, porás do outro.

6 E foi o número dos que lamberam a água, levando a mão à boca, trezentos homens; mas todo o resto do povo se ajoelhou para beber.

7 Disse ainda o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água vos livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; mas, quanto ao resto do povo, volte cada um ao seu lugar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pensando nisso, o SENHOR diminiu a quantidade de homens para apenas 300 homens. E com 300 homens Gideão livrou Israel das mãos dos midianitas. Por 40 anos novamente, Israel teve paz. Porem, uma vez mais Israel esqueceu-se das bençãos e livramentos do SENHOR, voltando a adorar a Baal.

Esse texto de Gideão é meu texto bíblico favorito. Dele podemos extrair uma grande lição:

Naturalemente, somos um povo murmurador, ingrato e desobediênte. Não existe homem perfeito ao ponto de não possuir defeitos, de cometer erros, e pior ainda, pecar contra YHWH. Nossa carne é tendenciosa, pecaminosa. Somente com a ajuda de Elohim podemos nos desapegar do pecado e buscar ter uma vida santa. Com Israel não era diferente. O povo, apesar de ter visto inúmeras vezes o milagre do SENHOR, caia no erro de esquece-lo e abandona-lo. Por conta disso, o povo muitas vezes foi dominado pelos inimigos. Já notou que todos nós temos esse costume, péssimo por sinal, de só buscarmos ao Eterno com mais intensidade quando estamos aflitos? Israel foi dominado por 7 anos pelos midianitas, até clamar ao Senhor por livramento. YHWH é um Elohim gracioso. Ele ama seu povo, e por graça, misericória e amor, Elohim se levantou em favor do seu povo amado.

A primeira lição é:

- Não devemos buscar ao SENHOR só quando as coisas vão mal. Não devemos pensar nEle apenas nos momentos de adversidade. Devemos amá-lo, obedece-lo e adora-lo em TODO o tempo:

 Terceira lição:

Quando o SENHOR te convocar para uma obra, lembre-se que não é necessário que você seja totalmente capacitado. A capacitação vem tão somente do Alto. Não invente desculpas para realizar aquilo que o SENHOR te convocou a fazer. Não se sinta menosprezado, não nutra um sentimento de inferioridade. Sei que muitos de nós, especialmente eu, temos a tendencia de achar que não somos capazes para determinadas coisas. Mas quem nos capacita é o SENHOR. Assim como Ele foi com Gideão, Ele será com você. Não te desamparará. Pode ter certeza, que se ELE te chamou, ELE estará com você. Não temas !

Quarta lição:

Quando você sentir que medo, lembre-se que o SENHOR é a nossa paz. Gideão levantou um alto ao SENHOR e deu-lhe o nome de o SENHOR é PAZ. Não esqueça disso. Ele é nossa Shalom.

Quinta lição:

Não pense que o que você tem é o que te capacita. Gideão poderia ter vencido os midianitas com 32 mil homens. Mas venceu com apenas 300. Nossa força vem do SENHOR. Nossa sabedoria, inteligencia, capacitação, força, alegria, nosso emprego, família, saúde, tudo vem do SENHOR e não de nossas próprias forças para que não nos gloriemos, mas para que demos glória ao SENHOR, porque sem ELE não podemos.

Sexta e última lição.

Havia um ciclo vicioso entre os povos de Israel: Eles viviam em paz, adoravam ao Senhor, depois desviavam-se do SENHOR, clamavam por socorro, o SENHOR enviava um juiz que os livrava, e eles viviam em paz, e depois desviavam-se do Senhor novamente.... O povo era inconstante na sua adoração. Não podemos servir a dois deuses. Em outra versão diz, coxear entre ... Coxear é andar manco. Um mando anda com pra cima e pra baixo.. pra cima e pra baixo... Não podemos ora servir a YHWH, ora servir a outros deuses. Precisamos ser firmes e constantes. Servindo sempre somente ao SENHOR.

Autor: Wagno Henrique